Quinta, 25 Abril 2024

Casagrande e secretários recebem mães no Palácio Anchieta

reuniao_maes_eficientes_governador_secretarios_capa_2_redes_sociais Redes sociais
Redes sociais

Ao final do quinto dia de acampamento no Palácio Anchieta, o coletivo Mães Eficientes Somos Nós (MESN) conseguiu ser recebida pelo governador Renato Casagrande (PSB) e os secretários de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, e de Educação, Vitor de Angelo. 

A reunião aconteceu às 17h desta sexta-feira (18), na presença de uma dezena de integrantes do coletivo que participavam do #AcampaPalacioAnchieta, muitas acompanhadas de seus filhos, e durou cerca de uma hora e meia. 

"Conseguimos o retorno do respeito às nossas pautas", declarou a coordenadora-geral do coletivo, Lucia Mara dos Santos Martins. "Foi uma reunião tensa, porque eles não queriam reconhecer a falha da gestão. Mas mostramos que, nesses quatro anos, não foi feito nada pelos estudantes nem as pessoas com deficiência no Estado". 

A necessidade urgente de retorno das crianças e adolescentes ao ensino presencial, a partir da contratação de cuidadores nas escolas, não pôde ser atendida nessa primeira conversa, ressalta Lucia Mara, porém, os compromissos firmados apresentam um cenário de melhorias a médio prazo. 

Os dois principais encaminhamentos do encontro foram a criação de dois grupos de trabalho, formados cada um com três representantes do governo e três do coletivo, para debater ações da saúde e de educação, e a garantia de contratação de mais 1,5 mil consultas especializadas com neuropediatras e neuropsiquiatras para atendimento no Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. 

Os grupos de trabalho se reunirão a cada quinze dias, com a primeira a ser marcada na próxima semana. "Daqui a 45 dias, um novo encontro do coletivo com o governador e os secretários será realizado para acompanhar o andamento das solicitações", informou a assessoria de Casagrande.

Redes sociais

Esses encontros se repetirão a cada 45 dias ao longo deste ano, até que as demandas das mães sejam sanadas. "Foi positivo. O #AcampaPalacioAnchieta produziu resultados. Nos grupos de trabalho vamos conseguir mostrar os problemas e dar as nossas sugestões para solucioná-los", avalia Lucia Mara. 

'Não à privatização da saúde pública'

Sobre as consultas que serão disponibilizadas pelo governo do Estado, as mães entendem que é uma remediação emergencial, mas que não atende a toda a demanda, já que as crianças e adolescentes com deficiência no Estado somam mais de 12 mil pessoas. Além disso, o formato adotado contraria o princípio do coletivo, de valorização da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS). 

"Continua a privatização da saúde. Não compactuamos com isso, colocar dinheiro público no setor privado. Queremos o fortalecimento da saúde pública. Tem que fazer concurso público, contratar direto para o serviço público. O Hospital Infantil vai continuar sucateado?", posiciona a coordenadora do MESN.

Redes sociais

Solidariedade

O pedido de audiência com o governador e os dois secretários havia sido feito no último dia dez, para uma reunião na segunda-feira (14). Diante da alegada impossibilidade de agenda do chefe do governo estadual, as mães acamparam com seus filhos, à espera do encontro com os três gestores

Nesse período, enfrentaram diversas dificuldades, como chuva, frio e tentativa de assalto, mas também receberam a solidariedade de diversos outros coletivos, militantes, pesquisadores e lideranças políticas, como o projeto Cuidadores que Dançam, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a vereadora Camila Valadão (Psol) e o deputado estadual Sergio Majeski (PSB).

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários: 1

Agmarcarioca amigo do mito em Domingo, 20 Fevereiro 2022 13:42

Reuniao e bom ,ficara 4 anos sem trabalhar,O melhor politico do ES voltara Sergio Meneguelli com pouco fez muito

Reuniao e bom ,ficara 4 anos sem trabalhar,O melhor politico do ES voltara Sergio Meneguelli com pouco fez muito
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/