Terça, 30 Abril 2024

Greve dos salva-vidas de Guarapari chega ao fim

salvavidas_guarapari_prefeituraguarapari Prefeitura de Guarapari

Por causa do aumento do número de banhistas em Guarapari, os salva-vidas, que haviam entrado em greve na última sexta-feira (22), retornaram às suas atividades nesse domingo (24). Conforme informa o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guarapari (Sintrag), Vagner Basílio, a quantidade de pessoas nas praias do município aumenta consideravelmente até o dia 2 de janeiro, portanto, a ausência desses trabalhadores poderia acarretar em acidentes nesta época do ano.

No entanto, a deflagração de uma nova greve não está descartada. A categoria deu um prazo até 10 de janeiro para que a gestão de Edson Magalhães (PSDB) disponibilize Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os salva-vidas, já que essa é a principal reivindicação. Caso não seja atendida, o movimento grevista será retomado. Os EPIs solicitados são pé de pato, uniforme, protetor labial, protetor solar e life belt (pequena prancha utilizada no resgate da vítima de afogamento).

Esta é a segunda vez que a greve dos salva-vidas é interrompida. A primeira foi em outubro último. Na ocasião, a greve durou três dias. Não teve prosseguimento diante do compromisso assumido pela gestão municipal de comprar os EPIs e atender outras reivindicações, como contratar mais profissionais e apresentar projeto de construção de postos de salvamento, espaços nos quais os salva-vidas podem utilizar banheiro, ter água potável à disposição, se proteger do sol e da chuva.

A prefeitura havia assumido com os trabalhadores o compromisso de entregar, até o último dia 30 de novembro, os EPIs, mas não o fez. O protetor solar, segundo Vagner, foi disponibilizado, mas a qualidade era ruim, pois "é oleoso, sai na água, parece uma manteiga". 
Quanto à contratação de mais profissionais, a gestão de Edson Magalhães lançou edital em novembro para contratação de 100, que atuarão em Designação Temporária (DT), com contrato de seis meses prorrogável por mais seis.

A publicação do edital também foi um dos compromissos assumidos pela prefeitura para que fosse cessada a greve deflagrada em outubro. No edital constou a garantia de pagamento do 13º salário e férias, de acordo com os meses trabalhados. Essa garantia foi considerada um avanço pelo Sintrag, uma vez que isso não era um direito estendido aos trabalhadores em Designação Temporária.

Além disso, na ocasião, a prefeitura assumiu o compromisso de chamar, em janeiro, os 35 profissionais que estão no cadastro de reserva do último concurso público realizado pelo município. "Esperamos que, de fato, sejam convocados", cobra Vagner.

Verão em Guarapari começa com greve dos salva-vidas

Trabalhadores reivindicam aumento do efetivo, criação de postos de salvamento nas praias e EPIs
https://www.seculodiario.com.br/direitos/verao-em-guarapari-comeca-com-greve-dos-salva-vidas

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/