Domingo, 28 Abril 2024

Identificado primeiro preso no ES por atos terroristas praticados em Brasília

valfrido_kipper_marcos_matavelli_redes_sociais Redes sociais
Redes sociais

Valfrido Chieppe Dias é um dos presos no Espírito Santo, na terceira fase da Operação Lesa Pátria deflagrada nesta sexta-feira (27) pela Polícia Federal. Empresário e ex-policial militar, foi detido em sua residência, na Ilha as Flores, em Vila Velha. 

Valfrido participou dos atos terroristas de 8 de janeiro, no Distrito Federal. Ele chegou a divulgar vídeos em redes sociais, onde aparece com ferimento no rosto provocado por um tiro com bala de borracha disparado pelas forças de segurança.

Os agentes realizaram ações na cidade de Pancas, noroeste do Estado, para prender o ex-vice-prefeito do município, Marcos Matavelli, que também postou fotos participando da invasão dos prédios dos três poderes em Brasília. Além de Valfrido e Matavelli, a Polícia Federal também cumpriu um mandado de busca e apreensão em Vila Velha e outro em Cariacica, parte dos quatro mandados de prisão e oito de busca e apreensão no Estado.

Embora a PF não informe detalhes da operação, muitos dos implicados nos atos terroristas registrados em Brasília estiveram no acampamento armado no Parque da Prainha, em Vila Velha, em frente o Quartel do 38º Batalhão de Infantaria (38º BI).

O movimento se expandiu em meio à leniência dos órgãos de segurança e ganhou sustentação como financiamento por parte de empresários, que já estão sendo identificados. Na véspera e antevéspera do dia 8, ônibus do Espírito Santo chegaram a Brasília.

Seis estados

O Espírito Santo é um dos seis estados onde a Polícia Federal (PF) realiza, nesta sexta-feira (27), a terceira fase da Operação Lesa Pátria, para identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos terroristas registrados em 8 de janeiro, em Brasília. Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão e oito de busca e apreensão no Estado.

Ao todo estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal, além do Espírito Santo. Em Santa Catarina, a PF está cumprindo um mandado de prisão, no Distrito Federal, dois, Rio de Janeiro um, mesmo número no Paraná, e dois em Minas Gerais.


Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/