Sábado, 27 Abril 2024

Apoio de Heraldo Lemos a Euclério Sampaio contraria decisão do partido, diz PCdoB

euclerio_heraldolemos_redesociais Redes sociais
Redes sociais

A declaração do candidato do PCdoB no primeiro turno, Doutor Heraldo Lemos, de apoio ao deputado Euclério Sampaio (DEM), gerou reação da executiva estadual. Em nota, o partido afirma que "não autoriza nenhum membro a declarar apoio ou voto a outra candidatura que não seja a aprovada por esse Comitê Municipal". O PCdoB anunciou aliança com Célia Tavares (PT).

O posicionamento de Heraldo, que teve 5,5% dos votos, foi divulgado nas redes sociais de Euclério, contrariando o caminho natural do partido de esquerda de apoiar a candidatura do PT, assim como oficializado em Vitória, com o palanque de João Coser. Entretanto, como destaca o PCdoB, a decisão de Heraldo Lemos foi individual, contrariando o partido pelo qual ele se candidatou. 

A legenda reafirma, na nota, "o compromisso programático que expressou no primeiro turno através das candidaturas a prefeito e vereadores lançadas pelo partido" e "reitera sua dedicação na luta pelo desenvolvimento econômico e social sustentável, por emprego e geração de renda e em defesa da democracia participativa e no combate à desigualdade social e aos retrocessos promovidos pelas forças de extrema-direita". 

Segundo o PCdoB, a candidatura de Célia Tavares representa o campo democrático e popular na disputa. O apoio do partido à professora é justificado pelo fato de a candidata ter "proximidade com as lutas populares e compromisso com as bandeiras de geração de emprego, combate à desigualdade social, ao machismo e ao racismo estrutural, trazidas pelos comunistas à campanha". A executiva afirma, ainda, que irá apresentar à candidatura de Célia Tavares pontos essenciais do programa de governo do partido. 

Nessa quinta-feira, quem também manifestou apoio a Célia Tavares foi o senador Fabiano Contarato (Rede). Uma das principais lideranças de seu partido no Estado, o parlamentar afirmou nas redes sociais que "a melhor 'arma' para enfrentar a violência e a desigualdade é a Educação", destacando, ainda, que a professora, "com sua competência, sensibilidade e empatia pelo povo, certamente trará dias melhores para os cariaciquenses!".

Fabiano Contarato, campeão de votos nas eleições 2018, foi o mais votado também em Cariacica, onde obteve 36,90%. Seu partido participou da disputa no município com o candidato Marcos Bruno, o que fortalece as expectativas de que o candidato da Rede, terceiro colocado no primeiro turno, possa declarar apoio a Célia Tavares no segundo turno. Além disso, Marcos Bruno fez campanha crítica ao adversário da petista, o deputado estadual Euclério Sampaio (DEM). O apoio dele, porém, permanece em aberto no município.

PSL com Euclério

Em vídeo publicado nas redes sociais, o deputado estadual e presidente do PSL no Espírito Santo, Coronel Alexandre Quintino, declarou apoio do partido a Euclério Sampaio.

O candidato do PSL nas eleições municipais de Cariacica foi Joel da Costa, que obteve 7,11% dos votos. Segundo Euclério Sampaio, ainda não se sabe se Joel da Costa estará em sua campanha, mas o vereador Edgar do Esporte, que também é do PSL e foi o mais votado para a Câmara, o apoia, como garantiu; 

Euclério conta ainda com os já previsíveis apoios do PP, PSC e PSD, que tiveram como candidatos à prefeitura, respectivamente, Dr. Helcio, Adilson Avelina e Celso Andreon, e o PL, que integrou a coligação do Democracia Cristã, antiga legenda de Euclério. Em termos de votos, as adesões desses partidos representam capitais de 7,11% do Dr. Helcio; 2,75% de Adilson Avelina; e 2,30% de Celso Andreon. 


No caso do
 Democracia Cristã, o candidato derrotado no primeiro turno, Dr. Motta, disse que ainda não tomou sua decisão, apesar do anúncio da legenda. Ele diz que o acordo foi feito antes da votação, sem consultá-lo.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 1

fernandes em Segunda, 23 Novembro 2020 00:00

Tem alguma coisa errada na materia, me perdoe o jornalista, talvez o senhor nao leu os resultados, o terceiro colocado foi o sub ten Assis. Na minha opiniao vamos ter mais zelo ao escrever e verificar as fontes, pois um leigo como eu consegue perceber a direção da materia.

Tem alguma coisa errada na materia, me perdoe o jornalista, talvez o senhor nao leu os resultados, o terceiro colocado foi o sub ten Assis. Na minha opiniao vamos ter mais zelo ao escrever e verificar as fontes, pois um leigo como eu consegue perceber a direção da materia.
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/