domingo, outubro 4, 2026
23.9 C
Vitória
domingo, outubro 4, 2026
domingo, outubro 4, 2026

Leia Também:

Lorenzo Pazolini e Ricardo Ferraço vão disputar segundo turno para governador

Pazolini terminou o primeiro turno na liderança; Helder Salomão fechou em terceiro

Redes Sociais

Com 99,62% das urnas apuradas, o resultado do primeiro turno da eleição para governador do Espírito Santo está definido. Lorenzo Pazolini (Republicanos) ficou em primeiro lugar, com 49,65% dos votos, e Ricardo Ferraço (MDB), que busca a reeleição, em segundo, com pouco mais de 34% da votação. Os dois disputarão o segundo turno no próximo dia 25, já que nenhum candidato conquistou pelo menos 50% dos eleitores.

Em terceiro lugar na eleição ficou Helder Salomão (PT), com 15,31%%, e a migração de seus votos para os outros dois candidatos terá peso importante na disputa. Bem abaixo, Breno Barcelos (Missão) terminou em quarto lugar, com 0,85% dos votos, e Rafael Demuner (UP), em quinto, com 0,13% dos votos.

Lorenzo Pazolini renunciou ao mandato de prefeito de Vitória em abril para se candidatar a governador. Pouco antes do início da campanha eleitoral, declarou voto em Flávio Bolsonaro para presidente e firmou aliança com o Partido Liberal (PL), liderado pelo senador Magno Malta no Estado. Apesar disso, Pazolini não ficou pedindo votos para Flávio e se distanciou do discurso bolsonarista. Uma de suas principais bandeiras de campanha foi o combate à violência contra as mulheres.

Ricardo Ferraço, em contraposição, declarou-se neutro em relação à eleição presidencial, mas fez diversos acenos em direção à extrema direita. Entre eles está a transferência da atribuição de conciliação de conflitos fundiários da pasta de Direitos Humanos para a Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Ferraço também cancelou a doação da área da Fazenda Palhal, localizada no distrito de Bebedouro, em Linhares, para assentamento das famílias que a ocupam. Em um gesto mais simbólico, compareceu a um encontro armamentista em Vila Velha, em julho.

Ferraço herdou um governo bem avaliado – era vice de Renato Casagrande (PSB), que saiu em abril para se candidatar a senador – e, mesmo com a “máquina na mão”, terminou na segunda colocação e por pouco não perdeu já no primeiro turno, o que o obrigará a repensar a estratégia para a segunda rodada de votação.

Já Helder Salomão, diante da necessidade de dar palanque a Lula, trocou uma reeleição quase garantida para deputado federal – ele tinha sido o campeão de votos em 2022 – por uma difícil disputa para governador, tendo em vista o aumento da rejeição a candidaturas do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado. De qualquer forma, não fez feio. Em 2018, última vez que o PT teve candidato a governador no Espírito Santo, Jack Rocha obteve 142,6 mil votos (7,38% do total). Em 2026, Helder teve mais de 320 mil votos.

Os outros dois candidatos vêm de partidos estreantes e não apresentaram candidaturas competitivas eleitoralmente. Breno Barcelos até obteve mais estrutura de campanha e foi prestigiado com a presença do candidato a presidente do Missão, Renan Santos, em um ato de campanha na reta final. Já Rafael Demuner fez uma campanha muito pequena, com a UP ainda buscando se estruturar melhor – ele declarou apenas R$ 1 mil de receitas eleitorais. De qualquer forma, a Unidade Popular ao Socialismo tem outros objetivos para além do processo eleitoral em si.

Mais Lidas