Sexta, 19 Abril 2024

Redes sociais em favor de Gandini divulgam fake news sobre processo na Justiça

gandini_4_tatibeling_ales Tati Beling/Ales
Tati Beling/Ales
Matéria jornalística divulgada per Século Diário nessa quarta-feira (11), segundo a qual a candidatura de Fabrício Gandini (Cidadania) à prefeitura de Vitória poderá se cassada e ele obrigado a devolver recursos do Fundo Partidário, não é fake news, como tenta fazer parecer uma série de postagens em redes sociais favoráveis ao candidato. A reportagem está ancorada na Representação número 0600054-82.2020.6.08.0001, tramitando na 001ª Zona Eleitoral de Vitória, à espera da sentença do juiz José Luiz da Costa Altafim.

O processo está em fase das alegações finais e, nesta sexta-feira (13), expira o prazo aberto no último dia 10 para que os denunciados por uso irregular de dinheiro público, Fabrício Gandini e o prefeito Luciano Rezende (Cidadania) apresentem suas defesas. Em seguida virá a sentença do juiz José Luiz da Costa Altafim, o mesmo de outro processo contra Gandini, de situação idêntica, que autorizou a operação de busca e apreensão na Prefeitura de Vitória, nas produtoras de vídeo Black Vídeo e Crona, e a empresa Enquet Pesquisa de Opinião, no último dia cinco.

As publicações nas redes sociais visam confundir o eleitor, afirmando que reportagem é "fake news", "notícia falsa" "Oh povo para inventar. Eu voto nele e prontoooo, é o melhor", assinadas por perfis como Denise Reis, Rubinho Carteiro, Valéria Damasceno, Mateus Pontes, entre outros, alguns com características de robôs. 

Três publicações foram em resposta a uma postagem da reportagem de Século Diário no grupo do Facebook Jardim Camburi Oficial, que vem obtendo repercussão desfavorável a Gandini e a Luciano, uma vez que mostram suposto uso irregular de dinheiro público, com base em processos que tramitam na Justiça. O candidato tem base eleitoral no bairro.

A publicação assinada por Denise Reis traz a frase "Quem votar em Gandini terá o voto anulado", carimbada com um "fake news" em vermelho e letras maiúsculas. As características são idênticas aos modelos utilizado por sistemas de disseminação de notícias falsas, a fim de confundir o eleitor com a desinformação. Isso porque em momento alguma a matéria de Século Diário fala em anulação de voto e, sim, em cassação do registro da candidatura de Gandini. 

Os termos da abertura do processo são os seguintes: número 0600054-82.2020.6.08.0001 - Classe Representação – órgão julgador, 001ª Zona Eleitoral de Vitória ES. Justiça Eleitoral - PJe - Processo Judicial Eletrônico - Partes Procurador/Terceiro vinculado Partido Social democrático (PSD) – Vitória ES, representante, Leonardo Neves Corteletti, Everaldo Neves Corteletti, advogados; Luciano Santos Rezende e Fabrício Gandine Aquino, representados, tendo como advogado Marcelo Souza Nunes.

A denúncia obteve parecer favorável do Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio do promotor Sandro Rezende Lessa, que aponta a irregularidade em gravação de um vídeo pré-eleitoral de Gandini produzido por agência de publicidade que tem contrato com a prefeitura e compartilhado no Facebook, Instagram e em outros meios.

A representação foi movida pelo vereador, hoje candidato a prefeito de Vitória, Mazinho dos Anjos, do PSD.

Investigação

No outro processo, o juiz José Luiz Altafim, acolheu o pedido da Coligação Vitória Unida é Vitória de Todos, do candidato Lorenzo Pazolini (Republicanos), e determinou a realização de busca e apreensão nas empresas e na secretaria que foi chefiada por Gandini. Além disso, determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário das empresas investigadas.

A decisão foi questionada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e, nessa quinta-feira (12), a corte eleitoral afirmou não ver qualquer ilegalidade nos trâmites em curso. Ao negar o pleito de Gandini, o corregedor do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, destacou: "Não encontrei qualquer ilegalidade, abuso de poder ou teratologia a embasar a correição pleiteada". A ação, portanto, segue em tramitação na Justiça Eleitoral. 

Gandini diz que operação da Polícia Federal foi invasão a pedido de Pazolini

Candidato do Cidadania é alvo de investigações por abuso de poder econômico e promover grande evento com pessoas sem máscaras
https://www.seculodiario.com.br/politica/gandini-diz-que-operacao-da-policia-federal-foi-invasaoa-pedido-de-pazolini

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

Ricardo em Sexta, 13 Novembro 2020 18:14

Gandini querendo induzir a erro os eleitores. Não votarei nele.

Gandini querendo induzir a erro os eleitores. Não votarei nele.
Jose em Domingo, 15 Novembro 2020 00:08

Quem votar nesse sujeito vai realmente perder o voto.
Vários crimes cometidos, rejeição só aumenta.
#foragandine

Quem votar nesse sujeito vai realmente perder o voto. Vários crimes cometidos, rejeição só aumenta. #foragandine
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/