Nos próximos dias 27 e 28 (sexta-feira e sábado), acontece o tão esperado Seminário de Planejamento Estratégico do governo do Estado. O evento, que será no Centro de Convenções de Vitória, é acompanhado pela classe política, porque deve estabelecer as metas e investimentos do governo para os próximos anos.
Na programação estão incluídas palestras sobre a conjuntura econômica e a apresentação dos dados levantados pelo governo, além das propostas para a gestão. A abertura do evento será conduzida pelo governador Paulo Hartung (PMDB) e participam secretários, subsecretários e dirigentes de órgãos do governo do Estado.
Para as lideranças políticas, o seminário deverá apontar para uma nova fase no governo Paulo Hartung, com a definição de quais áreas serão beneficiadas e quais regiões do Estado vão receber mais atenção.
Com os prefeitos em dificuldades e a promessa do governador em ajudar aqueles com maiores problemas financeiros, a curiosidade é sobre o critério de escolha do governador. Mas todas as promessas do governador têm ficado para depois do seminário.
Como a política de Hartung até aqui tem sido de cortes não só nas secretarias e órgãos do governo, mas também nos investimentos, isso tem deixado a classe política apreensiva, já que muitas bases políticas não estão sendo atendidas.
A programação prevê a realização de três palestras. Armando Castelar (FGV) vai abordar a Conjuntura Econômica. O professor e pesquisador da Unicamp, Hilton Silveira, vai falar sobre Mudanças Climáticas, e o economista Ricardo Paes de Barros vai conduzir a palestra Temas Sociais Contemporâneos.