Quinta, 25 Abril 2024

Vacinação infantil continua abaixo da capacidade instalada no Estado

vacina_infantil_PMVV PMVV

A vacinação infantil no Espírito Santo continua aquém da capacidade e expectativa do governo do Estado. A avaliação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (21).

Segundo o secretário Nésio Fernandes e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, somente 32% das crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose contra a Covid-19. 

No último mutirão, realizado na sexta e nesse sábado (18 e 19), foram aplicados apenas 40 dos 50 mil imunizantes disponibilizados. "São números insuficientes diante da capacidade de oferta. Pedimos que a população se organize para vacinar suas crianças", reforçou o secretário.

A média diária também está abaixo da meta. A necessidade, salientou Reblin, é de que o Estado consiga vacinar sete mil crianças por dia, porém, até o momento, a melhor média atingida foi de cinco mil doses por dia, sendo que atualmente, esse número baixou para quase três mil. 

"Precisamos aumentar o ritmo, para chegar até a metade de março com pelo menos 90% das crianças imunizadas", conclamou o subsecretário. 

Busca ativa nas escolas

Os primeiros municípios a adotarem busca ativa nas escolas, para vacinação de crianças e adolescentes foram Vitória, Vila Velha e Viana, todos na região metropolitana. Mas especialistas defendem que a proposta deveria ser aderida em todas as cidades capixabas, já que é uma forma de alcançar famílias que ainda não levaram as crianças até os pontos de vacinação tradicionais.

No início de fevereiro, início da volta às aulas, o ritmo de vacinação da faixa etária estava ainda mais abaixo do necessário para atingir as metas de cobertura da secretaria, que pretende aplicar a primeira dose em 90% do público-alvo até o dia 15 de março. A imunização completa está prevista para junho deste ano.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/