Domingo, 28 Abril 2024

A hora dos bairros

luiz_paulo_foto_vitor_Taveira Vitor Taveira
Vitor Taveira

Embora não se declare oficialmente como o nome do PSDB na eleição de 2024, sugerindo depender das conjunturas do seu grupo político e partidário até a formalização dos palanques, o cenário, hoje, não deixa a menor dúvida de que o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) é candidatíssimo na Capital. As movimentações que lidera nos últimos meses só avançam e, agora, ultrapassam os limites das reuniões internas, contratações de equipe, entrevistas e divulgações de projetos e bandeiras de gestão, chegando ao tête-à-tête mais aberto com o eleitorado. O tucano adotou uma modalidade que tem sido acionada por detentores de mandatos que já se movimentam para o próximo ano, as reuniões nos bairros. A chamada segue a mesma entoada: "Luiz Paulo nos bairros". Na noite desta segunda-feira (20), o foco é a casa de uma liderança comunitária em Nova Palestina. Outras, certamente, virão! Situado na base do governador Renato Casagrande (PSB) e atual subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, o tucano fez rodadas de conversas com outros pré-candidatos do mesmo grupo e emitiu nota de parceria com o ex-prefeito Luciano Rezende (Cidadania) que, para fora, ainda tem aparecido pouco. As possíveis composições que sairão desse bloco ainda são uma incógnita, já Luiz Paulo...não!

Várias frentes
Para lembrar: seguem nas articulações nesse campo os deputados estaduais Tyago Hoffmann (PSB) e Fabrício Gandini (futuro PSD). O ex-deputado Sergio Majeski, preterido do PSDB, diz que vai anunciar novo partido e candidatura. O secretário de Estado de Segurança, Alexandre Ramalho (Podemos), queria Vila Velha, mas pode sair candidato em Vitória.

Previsões
O adversário a ser abatido é o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), que Luiz Paulo, por ora, não quer entrar em bola dividida, como já analisado aqui na coluna. Depois, é aquilo: não sobrará pedra sobre pedra na disputa da Capital.

Bom para quem?
O senador Magno Malta (PL) é citado em levantamento do jornal Estadão que mostra a demora do Supremo Tribunal Federal (STF) em julgar ações penais e inquéritos envolvendo políticos com foro privilegiado. Os casos desse tipo somam 40, se arrastam há mais de mil dias ou três anos, e são referentes aos crimes de calúnia e corrupção.

Bom para quem II?
O levantamento não informa qual denúncia exata se enquadra na situação, mas coloca Magno na lista de 13 ações penais que podem levar à condenação e até mesmo à prisão, iniciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após provas colhidas em fases de investigação.

Bom para quem III?
Nos últimos anos, Magno tem colecionado ações no Supremo, referentes tanto ao desdobramento do escândalo da acusação ao ex-trocador de ônibus acusado injustamente de abusar da própria filha, revelado por Século Diário, quanto por ataques a ministros, fake news e declarações consideradas racistas. A lista agrega esses ou outros mais? A conferir!

Bloco
A ex-vereadora de Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado) Renata Fiório (PP), que também disputou a prefeitura em 2020, entrou de vez nas articulações com o candidato do PL, Juninho Corrêa. Os dois circularam no município, apontando demandas e problemas de bairro. O que se diz é que Renata pode compor como vice na chapa. Será?

Bloco II
Tanto Renata quanto Juninho e ainda o vereador Léo Camargo (PL) se reuniram recentemente com o deputado Callegari (PL), no município, para tratar do pleito. Callegari tem reduto em Cachoeiro e saiu do encontro disparando contra o PT, que tenta viabilizar Carlos Casteglione, e o trio que chamou de "direita fake", formado por Diego Libardi (Republicanos) e os deputados estaduais Allan Ferreira (Podemos) e Bruno Resende (União).

Nome
Em Vila Velha, a corrente do PT Alternativa Socialista lançou, nesse domingo (19), a candidatura a vereador de Gustavo Minervino. Ele é advogado e presidente da Comissão de Cidadania e Advocacia Popular da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB-ES). Gustavo já tentou a cadeira em 2020, pelo PSD, sem êxito - alcançou 520 votos.

Nas redes
"(...) O 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é uma oportunidade de reconhecer a importância da luta antirracista. Esta data não apenas homenageia a resistência histórica do povo negro, mas também nos chama à reflexão sobre a persistência das desigualdades raciais e a necessidade contínua de enfrentar o racismo em todas as suas formas (...)". Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol.

FALE COM A COLUNA:

Fora de alcance

Na meta de se consolidar como terceira via, Luiz Paulo evita embates e antecipação da guerra eleitoral prevista para Vitória
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/fora-de-alcance

Mesmo campo

Luiz Paulo e Tyago Hoffmann sintonizados para a eleição de 2024 em Vitória. Quem chega lá?
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/mesmo-campo

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/