domingo, outubro 13, 2024
23.3 C
Vitória
domingo, outubro 13, 2024
domingo, outubro 13, 2024

Leia Também:

Contra o relógio

Sem Casagrande, Coser recebe apoio de secretário e corre atrás do 2º turno

Redes Sociais

Na ausência do governador Renato Casagrande (PSB) na campanha em Vitória, frustrando expectativas iniciais, o deputado estadual João Coser (PT) recebeu apoio público de – ao menos – um representante do secretariado estadual, Fabricio Noronha, da pasta de Cultura. Até agora, esse bloco se concentrava todo no palanque de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), incluindo o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB). O vídeo de Noronha, que exalta apoio a uma área negligenciada pelo prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), é uma das ações do petista dessa reta final que antecede a votação de domingo (6), e se soma ao esforço das principais lideranças do partido em ações coletivas na rua, numa corrida contra o tempo para buscar o segundo turno. Investidas também são feitas pelos outros concorrentes, para tentar impedir que Pazolini liquide de vez a fatura, cenário inimaginável até pouco tempo atrás na Capital. Com dois ex-prefeitos no páreo e nomes que já demostraram poder de voto em outros pleitos – Capitão Assumção (PL) e Camila Valadão (Psol) – as duas fases eleitorais, por meses, eram a aposta certa do mercado. Mas os sinais das pesquisas aumentaram as chances para Pazolini e a grande dúvida agora é justamente essa: terão fôlego os adversários para segurar o prefeito e prolongar a disputa? Logo mais, a resposta das urnas!

Estratégia

Luiz Paulo também aposta no discurso do segundo turno nesses últimos dias. A campanha tucana tem propagado que cresceu nas últimas semanas e que pode, inclusive, tomar o segundo lugar de Coser. Não é o que dizem os números, mas, em eleição, tudo sempre pode acontecer!

Eleitorado

Os dois participaram nesse domingo (29) do “Samba da Democracia”, realizado pelos blocos do Centro Regional da Nair e Afrokizomba, no tradicional Bar da Zilda. O Carnaval de rua e o Centro, não é novidade, são resistência a Pazolini, não à toa: o prefeito sempre virou as costas para o bairro e para a festa popular. Camila Valadão (Psol) também esteve por lá!

São, mas…

Luiz Paulo e Coser, como se sabe, são – ou seriam? – os candidatos de Casagrande em Vitória. Isso foi dito pelo próprio governador, lá no início das movimentações. Depois, porém, se manteve distante. Com Luiz Paulo, ele ainda apareceu ao lado, pedindo voto, em poucos eventos. No caso de Coser, nem isso!

São, mas II…

A postura se difere de outros municípios capixabas, onde Casagrande fez questão de demarcar território, com fotos e vídeos de apoio, especialmente agora. Com o cenário favorável a Pazolini, seu opositor, a opção do governador parece ser manter uma “distância segura”. Até a véspera do pleito, Casão “dá as caras”?

Palanques centrais

Também nas apostas finais, candidatos do PL receberam o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (30). No carro principal, o senador Magno Malta e os candidatos da região metropolitana…

Palanques centrais II

…Assumção (Vitória) Coronel Ramalho (Vila Velha), Igor Elson (Serra)) e Pastor Ivan Bastos (Cariacica), todos bem atrás nas pesquisas. Nos vídeos e redes sociais, Bolsonaro, como de costume, disse poucas palavras.

‘Surpresa’

As pesquisas, aliás, são o alvo a ser combatido pelo PL nesses últimos dias. Junto com Assumção, Magno Malta disse que Vitória “terá uma grande surpresa” e que os institutos são empresas privadas, preocupadas em ganhar dinheiro: “Quem paga, leva”, apontou, desacreditando os números.

Campo inimigo

Enquanto isso, Carlos Manato, afastado do PL, gravou vídeo de apoio ao adversário de Igor Elson na Serra, Audifax Barcelos (PP). Os dois se aproximaram nas eleições de 2022, quando o ex-prefeito apoiou Manato no segundo turno contra Casagrande. Desde então, é só troca de afagos públicos.

Nas redes

“(…) Dia 6 de outubro, além de votar num bom prefeito ou prefeita, você precisa votar num bom vereador (…). É dia de votar no 13, nos vereadores que mais trabalham por vocês”. Presidente Lula e as campanhas proporcionais deste ano.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas