Domingo, 28 Abril 2024

Convergências

PT_encontroserra_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Com a chegada quase oficial da vereadora da Serra Elcimara Loureiro ao PT, um pré-candidato já recuou: o jornalista Ronaldo Cassundé, o primeiro a se lançar no jogo, ainda em maio. Ele vai disputar a Câmara de Vereadores. O anúncio foi feito em encontro da corrente Alternativa Socialista nesse domingo (8), e divulgado nas redes sociais pela vereadora de Vitória Karla Coser. O outro nome que chegou a ser cotado, mas não tem aparecido nas movimentações, é o ex-deputado estadual Roberto Carlos, que vem de duas derrotas ao mesmo cargo. O caminho vai, assim, logo se afunilando em torno da vereadora, como não poderia deixar de ser. Afinal, Elcimara quer erguer o palanque majoritário e o partido só tem outros quadros no município fora da atual vitrine política-eleitoral. A Serra, vale lembrar, é um dos campos prioritários da Nacional para 2024, no trabalho de recuperar espaços já no caminho para 2026. Trata-se do maior colégio eleitoral do Estado, com previsão de uma disputa acirrada, e a maioria dos concorrentes, até agora, situada na direita, abrindo terreno para o PT marcar posição e território. À exceção, aliás, do prefeito Sergio Vidigal, do PDT, que segue sem convencer ninguém de que não vai disputar a reeleição.

Vazios
Elcimara, no mês passado, se comprometeu na construção de uma chapa de vereadores "competitiva, quantitativa, qualitativa e representativa". O PT precisa, de fato, ocupar espaços nos legislativos. Hoje, até que ela finalize os trâmites burocráticos e se filie, só tem Karla Coser na Grande Vitória.

Tabuleiro
Também já estão em movimento, declaradamente, o ex-prefeito Audifax Barcelos (sem partido ex-Rede), que desde o ano passado pulou para a direita e conversa com o PP e o PL; e o deputado estadual Pablo Muribeca (Patri), que tem no palanque o Republicanos – vai se filiar à legenda – o DC, PSD e PMB.

Avançou
Em Cariacica, o PT também se mexeu, com o encontro Diálogos pelo Espírito Santo, na noite de sexta-feira (6), que tem definido metas para as eleições municipais. Por lá, estava Célia Tavares, cotada para repetir o duelo com o prefeito Euclério Sampaio (União). Ela acaba de ser nomeada coordenadora do escritório do Ministério da Cultura (Minc) no Estado, o que amplia seu alcance até o pleito.

Avançou II
A caravana do PT marcou presença: senador Fabiano Contarato, deputado federal Helder Salomão (PT), deputada estadual Iriny Lopes e a presidente estadual da legenda e deputada federal Jack Rocha. Helder, aliás, o principal cabo eleitoral de Célia em Cariacica, onde Euclério já investe pesado, com todas suas fichas.

Pontos estratégicos
Com os palanques previstos na Serra e Cariacica, o PT terá ainda a Capital, com o deputado estadual João Coser. Em Vila Velha, até que se prove o contrário, ninguém à vista, assim como Viana.

E o Estado laico?
A propósito, na coluna passada, mostrei as indevidas relações entre política e religião, propagadas em Vitória, mas extensiva a muitas outras lideranças e órgãos públicos. Pois bem, nos últimos dias, a obra de Euclério Sampaio, inaugurada há três semanas, tem repercutido bastante nas redes sociais. Ele simplesmente instalou o "Monumento Bíblia Sagrada" na entrada do município.

E o Estado laico II?
A obra tem 3 metros de altura e pesa 1,5 tonelada. Para visitação, foram criadas 22 vagas de estacionamento e uma praça. A justificativa de Euclério, que é evangélico e tem votos nessa área, é "fomentar a cultura e o turismo" e transmitir "mensagem de paz". A iniciatva o colocou em evidência em veículos de comunicação para esse público e gerou nota do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política do Estado (Fenasp-ES).

E o Estado laico III?
Mas nem tudo acabou em confete e o caso foi parar no Ministério Público do Estado (MPES). É que o prefeito publicou edital com dispensa de licitação. O valor, R$ 165 mil, e o artista contratado, Hippolito Alves. A conferir!

Nas redes
"Precisamos de reitoras de verdade! Deixar para trás essa gestão, a falta de diálogo e o despreparo da Administração Atual (...)". Ethel Maciel, professora da Ufes e reitora não nomeada, entrando de vez nas eleições em favor da chapa 20, formada por Edinete e Lúcia.

FALE COM A COLUNA:

Peças em movimento

Recortes da Serra: Elcimara reafirma intenção de disputar prefeitura e Vandinho convoca para convenção
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/pecas-em-movimento-1-1

Artilharias montadas

No cenário da Serra, já entraram no jogo de 2024, mesmo, o ex-prefeito Audifax e o deputado Pablo Muribeca
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/artilharias-montadas

Metas e projeções

Previsões prioritárias do PT para 2024 incluem 10 municípios capixabas. Destaque, por razões óbvias, para a Capital, com Coser
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/metas-e-projecoes

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/