Sábado, 27 Abril 2024

Jogadas de 2024

vilavelha_thiagonascimento_PL_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Um mês após o assunto rodar nas redes sociais, o PL oficializa, na noite desta quinta-feira (26), a filiação do empresário e médico veterinário Thiago Nascimento. A festa, convocada em vídeo gravado com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, avança mais uma casa nas movimentações eleitorais em Vila Velha. Thiago está na cotação para o palanque à prefeitura, hoje demarcada por Arnaldinho Borgo (Podemos), já em efetiva articulação para 2024. "Que comecem os jogos. Agora o bicho vai pegar!", avisou Thiago, que deve explorar o posto de "novidade" e pode se consolidar como a aposta do PL, partido representante da direita e dos conservadores, que encontra campo fértil no município. Em outra frente, bolsonaristas com mandato na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional espalham a visita do ex-presidente a Vitória, no próximo dia 11, junto com Michelle Bolsonaro. O PL tenta dar um gás em novas filiações, para conseguir bater a meta anunciada a todo tempo pelo senador Magno Malta, de ter candidatos em todos os 78 municípios capixabas. Se serão, de fato, competitivos, é o que veremos! Repetir 2020 seria um fiasco.

Termômetros
A programação de Jair Bolsonaro por essas bandas ainda não foi anunciada. Já Michele Bolsonaro vai palestrar no evento PL Mulher, como tem feito em outros estados. Além dos parlamentares do PL, entraram no bolo dos anúncios efusivos os deputados federais Evair de Melo (PP) e Messias Donato (Republicanos).

Vinga?
Quando analisei aqui o anúncio do novo filiado do PL em Vila Velha, no último dia 28, o nominei como Thiago Oliveira, seguindo registro de urna da última eleição. Mas ele mudou, tem divulgado Thiago Nascimento. O esforço segue o plano de se desvincular totalmente da marca e do seu ex-partido, Rede Sustentabilidade. Isso, inclusive, tem sido motivo de resistência de alguns eleitores do PL.

Vinga II?
Em Vila Velha, como já citado aqui algumas vezes, também manifestava interesse no palanque majoritário o vereador Devacir Rabello. Mas, hoje, o burburinho em torno do novo filiado está mais alto. Resta saber se conseguirá se cacifar. Ano passado, em sua estreia eleitoral, Thiago obteve 7,1 mil votos. O menos votado do PL à Assembleia foi Zé Preto, com 15,9 mil, ex-vereador de Guarapari.

Ligações
Já nesta sexta-feira (27), o PL vai fazer evento na Serra, diretório presidido pelo vereador Igor Elson. Ele se coloca na disputa à prefeitura, mas, por enquanto, os planos do partido no município apontam para indefinições. O ex-prefeito Audifax Barcelos (sem partido) é uma peça desse jogo. Vale lembrar: foi ele quem, à frente da Rede, "batizou" Thiago.

Alianças
Voltando a Arnaldinho, ele se reuniu, nessa quarta-feira (25), com o presidente estadual do PSD, Renzo Vasconcelos, e com o deputado estadual Fabrício Gandini, que já está com os dois pés dentro no partido. Na legenda, escrita pelo prefeito: "Em pauta, o futuro de Vila Velha e do Espírito Santo".

Alianças II
Arnaldinho, como se sabe, tenta formar uma frente ampla no município em torno de sua candidatura à reeleição, envolvendo até partidos de ideologias diferentes. Tempos atrás, incluiu entre os interesses o PL, mas foi rechaçado pelas lideranças partidárias.

Projetos
Depois de Itapemirim, no sul do Estado, o Psol realiza evento de posse de diretórios municipais e lançamentos de candidaturas em Vitória e Vila Velha, neste final de semana. Na Capital, a movimentação para majoritária já foi anunciada, com o lançamento da deputada estadual Camila Valadão, mas...e Vila Velha?

Projetos II
Até agora, no município, enquanto as forças à direita avançam, pouco tem ecoado das movimentações da esquerda, como Psol e PT no campo majoritário. Em 2020, o Psol lançou Mônica Alves à prefeitura, disputa que registrou nada menos que 10 palanques. Ela obteve 4,6 mil votos, o equivalente a 2,29%. Qual o plano para 2024? Volto, em breve, a esse assunto!

Nas redes
"(...) Tenho defendido um Watefront para a baía de Vitória: isso significa uma área na orla revitalizada, indo dos Cais das Artes até o Porto de Vitória, abrigando hotéis, restaurantes, lojas e diversos equipamentos de lazer". Luiz Paulo Vellozo Lucas, do PSDB, em campo para disputar a Prefeitura de Vitória.

FALE COM A COLUNA:

Retrato atual

Apesar das cotações e do apelo público, Magno Malta não parece disposto, por ora, a lançar vereador à Prefeitura de Vila Velha
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/retrato-atual

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/