Segunda, 29 Abril 2024

Pesos da balança

LuizClaudioAllemand_advogado_tributarista_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

O advogado capixaba Luiz Cláudio Allemand, que nessa quarta-feira (23) foi o mais votado da lista tríplice encaminhada ao presidente Lula para escolha de uma vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), enfrentará pela frente, agora, questões que envolvem a cadeira que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) e de representatividade. É o que circula nos bastidores de Brasília, que indicam pesar na balança a pouca presença feminina no Judiciário e ocupação de espaços por nomes de fora do eixo Sudeste, como indicam as análises feitas na imprensa nacional. No caso da vaga destinada à advocacia, o favoritismo permanece com Daniela Teixeira, a segunda colocada da lista. Ela é a única mulher entre os sete escolhidos na sessão do Pleno no STJ, para três cadeiras de ministro – as outras duas destinadas a integrantes da Justiça Estadual -, e tem o apoio do PT e do Grupo Prerrogativas. Segundo informações da Folha de S.Paulo, caso Lula decida colocar um homem na vaga que será aberta com a aposentadoria de Rosa Weber no Supremo, a escolha de Daniela ganharia ainda mais força, como medida de equilíbrio entre os poderes na questão de gênero, alvo de sucessivas reivindicações. Caso contrário, a substituta for outra mulher, os dois advogados é que sairiam em vantagem, além de Allemand, Otávio Rodrigues Júnior. O que circula ainda é que Lula não estaria com tanta pressa nas decisões, que devem ocorrer em bloco entre o final de setembro e o começo de outubro. Até lá, prosseguem as movimentações e negociações que tomam o mercado jurídico há meses, com intensa participação e interesse, também, da classe política.

Raio-X
O perfil de Allemand é apontado como discreto, com boa interlocução no STF e no STJ, e histórico de atuação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele era considerado o candidato da terceira via, mas acabou na primeira colocação da lista tríplice. Outro ponto levantado é de representar o Estado governado por Renato Casagrande (PSB), da base de Lula.

Não vingaram
No caso das duas vagas destinadas a desembargadores, o Espírito Santo não avançou. Estavam no páreo Pedro Valls Feu Rosa e Samuel Meira Brasil Junior, entre o total de 59 interessados.

Vingaram
A lista dos quatro selecionados enviada a Lula é formada pelos favoritos Carlos Von Adamek, do Tribunal de Justiça de São Paulo, e Elton Leme, do Rio de Janeiro. Também do Sudeste, tem José Afrânio Vilela, e Teodoro Silva, do Ceará. A depender das negociações, o último poderá levar bônus, como único representante do Nordeste. Desse bloco, sairão dois futuros ministros.

Desigual
No Supremo, Rosa Weber se aposenta em outubro. A corrida pela cadeira já é intensa e envolve, também, a escolha pelo novo comando da Procuradoria Geral da República (PGR). Diante das articulações que apontam para a maioria de indicados homens, um grupo de mulheres pressiona e pleiteia espaço. Hoje, no STF, são nove homens e apenas duas mulheres, cenário que se repete nos outros poderes do Judiciário.

Tête-à-tête
Assim como em Brasília, as movimentações políticas na direção da disputa de 2024 seguem a todo vapor no Estado. O presidente estadual do PSD, Renzo Vasconcelos, que trabalha para dar tamanho ao partido que assumiu há pouco tempo, se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), que também não para e procura uma nova legenda para ter protagonismo.

Tête-à-tête II
Nas redes sociais, Renzo fala de "futuro do Espírito Santo" e "trabalho em conjunto". O PSD é um dos partidos cotados da mesa de negociação do deputado, que, como se sabe, se movimenta com antecedência para disputar a Câmara Federal em 2026.

Palanques
O próprio Renzo, como já analisado aqui, é candidato à Prefeitura de Colatina, onde tem reduto eleitoral. Em Vitória, ele abriu as portas para o deputado estadual Fabrício Gandini, que está de saída do Cidadania e sinaliza meta de encarar novamente a eleição na Capital, após sair derrotado em 2020.

Um atrás do outro
O PL, partido dos bolsonaristas, realiza mais um ciclo de eventos entre esta quinta-feira (24) e o próximo dia 2 em municípios capixabas. São anunciados como posse dos novos diretórios, mas já sinalizam os palanques e articulações para 2024. Na noite desta quinta será em Piúma, no próximo dia 1º (sexta) em Vargem Alta, e no dia 2 (sábado), Mimoso do Sul. Com os escândalos envolvendo Bolsonaro e família, a estratégia é ganhar holofote.

Nas redes
"Um deputado federal assecla do ex-presidente gritou na Comissão de Educação que Universidades só servem para formar "imbecis". Ao deputado e a quem "pensa" como ele, a verdade: precisamos investir cada vez mais em Educação, para que a estupidez que o gerou desapareça de vez". Jacqueline Moraes, do PSB, secretária de Estado das Mulheres.

FALE COM A COLUNA:

No jogo

Em disputa acirrada e polêmica, advogado capixaba Luiz Cláudio Allemand avança de fase e integra lista sêxtupla para vaga no STJ
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/no-jogo-1-1

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

leitore em Sexta, 25 Agosto 2023 09:20

Esqueceram de dizer que o capixaba é considerado de direita tendo defendido o impeachment de Dilma e pautas da extrema-direita de Bolsonaro.

Esqueceram de dizer que o capixaba é considerado de direita tendo defendido o impeachment de Dilma e pautas da extrema-direita de Bolsonaro.
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/