Sábado, 27 Abril 2024

‘O que essas empresas dizem é: a vida dos capixabas não vale nada’

11_ato_juntos_po_preto_2_divulgacao Divulgação
Divulgação

O 11º Ato Contra o Pó Preto realizado, realizado na manhã desta quarta-feira (15) pela Juntos SOS ES Ambiental, trouxe de volta à Praia de Camburi a indignação contra a conivência dos governos, dos parlamentares e dos ministérios públicos com a poluição do ar crescente emitida pela Vale e ArcelorMittal.

Munidos de cartazes, fantasia de caveira, dados e relatos sobre o crônico problema do pó preto que assola a região metropolitana da Grande Vitória, os manifestantes chamaram atenção dos passantes pela orla da capital neste feriado para a necessidade de mobilização popular na cobrança por melhor controle ambiental e aprovação dos projetos de lei que propõem estabelecer padrões mais rígidos de emissão de poluentes.

Ao microfone, os manifestantes exaltaram fatos que caracterizam a capital capixaba, como o aumento do pó preto em todas as estações que formam a Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (RAMQAr) na Grande Vitória entre agosto de 2022 e agosto de 2023, ,chegando a 500% em alguns estações.

Outra característica é a existência de mais enxofre no ar de Vitória do que no de São Paulo e a capacidade do pó preto se dissociar em nanopartículas que são absorvíveis pelas células humanas, como demonstrou um estudo realizado por um conjunto de instituições de pesquisa do Brasil, Argentina, Austrália e Reino Unido, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A presença inconteste do minério de ferro – trazido pela Vale por ferrovia até a Ponta de Tubarão, onde parte é exportada por navios e outra parte é utilizada pela ArcelorMittal na produção de aço – também foi destacada, durante fala do vereador André Moreira (Psol). "O Moreschi [Eraylton Moreschi, presidente da Juntos SOS ES Ambiental] sempre faz essa apresentação na sua mesa de teste e ele de uma forma muito inteligente mostrou que à noite fica evidente que aquilo é minério, porque brilha. E onde ele mora [a Ilha do Boi], qual é o outro foco de dispersão de poeira sedimentável se não as empresas da Ponta de Tubarão?", declarou o parlamentar.

Reprodução

Experiência semelhante foi feita anos atrás, em uma audiência pública sobre poluição do ar na Câmara de Vereadores de Vitória, pelo pintor e ambientalista Kleber Galvêas. Na ocasião, um representante da Vale disse que não havia minério de ferro no pó utilizado por Galvêas em suas telas-denúncia contra o pó preto. Foi quando ele passou um imã por trás da tela, fazendo as partículas que formavam o desenho se moverem na direção do ímã, que atraía o ferro nelas contido.

André Moreira foi o único político presente no Ato, apesar do convite feito a todos os vereadores de Vitória e deputados estaduais. Ele é autor do projeto de lei nº 51/2023, proposto à Câmara em março passado. Dois meses depois, o PL recebeu uma manifestação contrária por parte da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em que a presidente, Cris Samorini, pede que o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) retire do projeto os artigos que tratam do controle da emissão de poluentes nas fontes.

Divulgação

"A vida dos capixabas não vale nada"

O pedido reflete o medo da Vale e da ArcelorMittal de terem comprovada a sua grande fatia de responsabilidade na poluição do ar, especialmente o pó preto, que castiga a saúde e a qualidade de vida da população. "O que essas empresas fazem conosco é dizer o seguinte: 'vocês não valem nada. Eu posso colocar aqui uma empresa que eu não colocaria em nenhum outro lugar do mudo'", disparou.

"Em outros países já foi colocado dômus, a empresa se preocupa com o pó que seria lançado no ambiente. Aqui ela não se preocupa, ela diz o seguinte: 'a vida dos capixabas não vale nada. Eu posso continuar jogando pó de minério e carvão na casa na cara nos pulmões das pessoas'. E eles ainda apostam que nós não vamos fazer nada", complementou, referindo-se a uma medida de controle ambiental bem conhecida em países do hemisfério norte e que é reivindicada desde 2021 no âmbito das ações civis públicas movidas pela Associação Nacional dos Amigos do Meio Ambiente (Anama) contra a Vale e a ArcelorMittal, mas que ainda não obteve determinação judicial para implementação.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/